SINDIENERGIA  /  QUEM SOMOS

Quem somos

A história do SindiEnergia (Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo) começou em 1941, mais precisamente no dia 30 de dezembro, quando surgiu a primeira entidade representativa das empresas do setor elétrico no estado paulista. Naquele tempo, seu nome era Associação Profissional da Indústria da Energia Hidroelétrica do Estado de São Paulo.

Tal Associação surgiu em virtude da necessidade do setor - que crescia - em se organizar como classe profissional.

A assembleia que deu origem à Associação teve espaço na Rua Líbero Badaró, nº 92 – 3º andar, sala 35, na capital paulista. Reuniram-se os representantes das empresas individuais e coletivas que exploravam as indústrias de energia hidro e termoelétricas na base territorial do estado de São Paulo.

No evento, estavam agentes das seguintes empresas: Cia. Eléctrica Cayuá; Cia. Sul Paulista de Força e Luz; Cia. Paulista de Eletricidade; Companhia de Electricidade de São Paulo; Cia. Paulista de Energia Elétrica; Cia. Força e Luz São Valentim; Cia. Luz e Força Santa Cruz; Empresa Luz e Força de Tietê S/A; Empresa Luz e Força de Capivary S/A; e Companhia Luz e Força de Tatuí.

Seus representantes fundaram, assim, a Associação Profissional da Indústria da Energia Hidroelétrica do Estado de São Paulo e seu primeiro corpo diretivo foi composto pelos seguintes profissionais:

1ª Diretoria - eleita em 1941

Presidente: Moacir Rodrigues Dias (Cia. Paulista de Energia Elétrica)
Secretário: Milton de Souza Meireles (Cia. Sul Paulista de Força e Luz)
Tesoureiro: Álvaro Maya (Cia. Luz e Força Santa Cruz)

Conselho Fiscal:
Francisco Machado de Campos (Cia. Electrica Cayuá);
- Cirano Ferraz Kehl (Cia. Paulista de Eletricidade);
- Alberto San Juan (Empresa Luz e Força de Tietê S/A, da Empresa Luz e
- Força de Capivary S/A, e Cia. Paulista de Energia Elétrica).

Reconhecimento pelos órgãos oficiais

Apesar de iniciar suas atividades em 1941, foi só em 1943, quase dois anos depois, que a Associação teve seu trabalho reconhecido como entidade atuante na área sindical pelo então Ministério do Trabalho Indústria e Comércio, no dia 4 de novembro. Naquele ano também mudou seu nome, passando a se chamar Sindicato da Indústria da Energia Hidroelétrica no Estado de São Paulo. A filiação à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) não tardou a ocorrer, oficializando-se em 04 de abril de 1944, sob o registro número 67.

Na década de 1980, nova mudança ocorreu para adequar a entidade ao momento. Com isso, a organização que representa o setor da energia paulista passou a se chamar Sindicato da Indústria da Energia Elétrica no Estado de São Paulo, sob a marca Siesp.

Foi somente no ano de 2000, com a reformulação do Estatuto Social, em 17 de abril, que a entidade ganhou a denominação Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo.

Em dezembro de 2011, como resultado de um processo de reestruturação do Sindicato este passou a deter a marca atual: SindiEnergia (Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo), e hoje representa 19 empresas do setor associadas, entre distribuidoras, geradoras e transmissoras, e mais de 180 contribuintes.

Processo de alienação do controle acionário da CESP é retomado
O Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização deliberou pela retomada do processo de alienação do controle acionário da CESP, em atendimento às disposições da Instrução nº 358, de 03 de janeiro de 2002, da CVM. A companhia divulgou a informação, recentemente, por meio de nota oficial.