COMUNICAÇÃO  /  NOTÍCIAS DO SITE

Maior efetividade das discussões é a meta do Comitê de SST do SindiEnergia para 2019
14/01/2019 às 08:50 - Por: Matheus Medeiros e Mirella Freitas

clique para ampliar

O ano de 2018 foi marcado pela consolidação do CSST (Comitê de Segurança e Saúde do Trabalho) do SindiEnergia. E a meta para 2019 é fortalecer o grupo de trabalho, com foco na maior efetividade das discussões realizadas dentro do âmbito do Comitê.

“Tivemos um ano produtivo, porque retomamos o trabalho do CSST de maneira mais sistematizada. Nos reunimos mensalmente, realizamos cursos e workshops em parceria com instituições de renome e tratamos de temas que urgentemente impactam as áreas de SST das empresas do setor de energia. E terminamos 2018 formulando o planejamento do Comitê para o ano seguinte, o que é essencial para a continuidade e fortalecimento do grupo”, destaca Luiz Carlos de Miranda Jr., gestor técnico do CSST.

Dentro desse planejamento, os membros do Comitê elencaram uma série de assuntos que serão debatidos em 2019, que vão desde tópicos mais técnicos e específicos – como novidades em vestimentas e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para trabalho em altura e em espaço confinado – até pautas mais gerais, que abordam, por exemplo, programas comportamentais em SST.

Outros assuntos que serão discutidos pelo grupo de trabalho neste ano envolvem ergonomia, proteção respiratória, campanhas de prevenção a acidentes com a população, eSocial e a continuação do debate sobre gestão dos indicadores de gestão de FAP (Fator Acidentário de Prevenção), RAT (Risco Ambiental do Trabalho) e NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário).

Além disso, ficou decidido que haverá uma maior integração com agentes externos, por meio da participação de profissionais de organizações de SST nas reuniões do Comitê. “Intercalaremos os encontros mensais entre reuniões mais internas e outras mais gerais, em que haverá a participação de palestrantes que introduzirão aspectos novos às discussões de temas importante para o setor”, enfatiza o gestor.

Cursos e eventos

Outro foco do trabalho do CSST para 2019 está relacionado com a realização de cursos e o apoio a eventos externos, como forma de ampliar a troca de experiências dos agentes do setor.

Dentro desse contexto, o SindiEnergia estará envolvido, por exemplo, na realização do 10º SENSE (Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro) como apoiador da Funcoge (Fundação Comitê de Gestão Empresarial) na organização do evento.

Balanço de 2018

Em março de 2018, depois da realização de mais de 20 encontros mensais de gestores de Segurança e Saúde do Trabalho de empresas ligadas ao Sindicato, o CSST do SindiEnergia foi formalizado, sob a coordenação técnica de Miranda Jr.

Desde então, diversas ações foram realizadas no âmbito do Comitê. Entre os tópicos que foram discutidos pelos membros do grupo de trabalho no ano estiveram a gestão de terceiros; treinamentos por EAD (ensino a distância); a NR (Norma Regulamentadora) 35, que trata de escadas; lavagem e higienização de uniformes e EPIs; fatores para perda auditiva; entre outros.

Os profissionais de SST também se reuniram para formular contribuição conjunta à Consulta Aberta da NBR (Norma Brasileira) 16.710 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trata de resgate técnico industrial em altura e espaço confinado.

Além disso, foi realizado o 1º Treinamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do Setor Elétrico, que abordou, em dois dias de curso, os principais aspectos da identificação de riscos à saúde e segurança nas atividades típicas do setor e os desafios e dificuldades das empresas para a implantação do eSocial.

Ademais, o CSST do SindiEnergia também organizou o Workshop Gestão de Planos de Saúde como parte da programação do 1º Fobiss (Fórum Bienal de Segurança e Saúde), realizado durante a Fisp (Feira Internacional de Segurança e Proteção).

“2018 foi um ano importante pela formalização do Comitê. Percebemos uma adesão e participação crescente dos agentes do setor no grupo ao longo do ano e a meta é consolidar esse movimento em 2019”, pontua Miranda Jr.

Primeira reunião de 2019 será em 12/02

A próxima reunião do CSST do SindiEnergia acontecerá em 12 de fevereiro. O convite e a pauta do evento serão encaminhados em breve aos agentes do segmento de energia paulista.

Edição e revisão:
Moraes Mahlmeister Comunicação

Compartilhe: link: http://www.sindienergia.org.br/noticia.asp?cod_not=4755

Ver todas as notícias de: Notícias dos Comitês  |  Ver todas as notícias do site

Escreva seu comentário:

Ainda não há comentários
Seja o primeiro a comentar

23/04/2019- por Silvia Pimentel e Mirella de Freitas
CPFL lança ação educativa para evitar acidentes
Com investimento de R$ 3,5 milhões, a CPFL Energia lança uma nova campanha de prevenção de acidentes intitulada...
22/04/2019- por Silvia Pimentel e Juliana de Moraes
Grupo do Contencioso Trabalhista discute andamento da MP 873/19 no Congresso e STF
Responsável por gerar insegurança jurídica entre empresas e sindicatos, a MP (Medida Provisória) nº 873/19 que...
22/04/2019- por Mirella Freitas e Juliana de Moraes
Fiesp promove Seminário Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2019
A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) realizará o “Seminário Campanha Nacional de...

Copyright © 2007/2019 - Todos os direitos reservados.

sem